Você se envolveu em acidente?
Seguro é uma das poucas coisas que se paga e ao mesmo tempo não se quer usar, não é mesmo? Mas você pode se envolver em um acidente, em uma ocorrência de roubo ou furto. Essas ocorrências são chamadas de “sinistro”. E se você se envolver em um sinistro, como agir?
Em primeiro lugar, FIQUE TRANQUILO! Lembre-se de que se você está segurado pela Azul, terá apoio e segurança nesses momentos difíceis.
O seguro Azul Seguro Auto foi desenvolvido visando qualidade e agilidade, resultando num produto com garantias específicas para o veículo, atendendo a necessidades, interesses e possibilidades do segurado como por exemplo Serviço de Assistência 24 Horas em todo o território nacional.
Para que a Azul possa melhor atender a você em caso de sinistro ou, simplesmente, prestar socorro, informações sobre a ocorrência e alguns documentos serão muito importantes.
Como agir em caso de sinistro?
Ao contratar um seguro de automóvel, você receberá uma apólice e um cartão como este que deve ser sempre mantido JUNTO COM OS DOCUMENTOS DO SEU VEÍCULO!
Basta ligar para a Central Azul Seguros tendo em mãos o nome completo do condutor, a marca do veículo e a placa. Ao receber o seu chamado, a Central Azul Seguros solicitará essas informações. Permaneça atento às instruções. O atendimento da Central lhe orientará exatamente sobre o que fazer para que tudo corra de forma rápida e clara.
Você também pode abrir seu aviso de sinistro via site. Após se cadastrar, acesse a aba cliente usando seu login e senha, clique em “Sinistro” e depois em “Aviso de Ocorrência”.
Em caso de socorro
Lembre-se de que, dependendo do plano de assistência contratado, a Azul oferece os seguintes serviços de socorro ao segurado:
- Socorro Volante;
- Reboque;
- Chaveiro;
- Auxílio na Falta de Combustível;
- Substituição de Pneu Furado;
- Serviço de transporte dentro do município de domicílio do segurado;
- Transporte para retorno ou continuação de viagem;
- Serviço de passagem para retirada do veículo reparado;
- Hospedagem;
Em caso de colisão
- Procure manter-se tranquilo;
- Caso haja vítima, chame imediatamente o socorro;
- Anote para onde o socorro encaminhará a vítima;
- Encontre o melhor local para sinalizar e faça isso logo (assim você evita novos acidentes);
- Procure estar sempre próximo ao veículo acidentado. Se não puder, tente manter alguém de sua confiança próximo ao veículo;
- Anote ou peça a alguém para anotar o dia, a hora e o local (rua, número, ponto de referência) onde ocorreu o acidente. É muito importante anotar nome do(s) motorista(s) e dos demais envolvidos. Também é importante anotar como aconteceu a colisão;
- Faça o B.O. (Boletim de Ocorrência) com a autoridade policial local. Para isso, é necessário ter informações dos terceiros envolvidos(nome do motorista, telefone, placa, marca e modelo do veículo, CPF);
- Para o B.O. ou em outros casos, verifique os nomes das testemunhas a seu favor, assim como o endereço e o telefone;
- Pode ser que o Terceiro assuma a culpa do acidente. Nesse caso, peça o nome da Seguradora, nome do responsável pelo seguro e o telefone para contato. Atenção: quando a seguradora do terceiro é acionada em virtude da responsabilidade de um de seus segurados, você deverá agir conforme exigências daquela Seguradora. A reparação do seu veículo, assim como a autorização dos serviços ficarão a cargo dessa Seguradora;
- A todo o momento, evite discutir, brigar, criticar ou provocar. Tenha sempre em mente que você é um segurado da Azul;
- Pode ser que o Terceiro seja o culpado mas não queira assumir a culpa. Nesse caso, mantenha a calma. Aja conforme as orientações acima e, caso necessite, ligue para a Central Azul Seguros pedindo o auxílio ou a retirada do seu veículo do local do acidente;
- Importante: eventualmente poderá ocorrer a tentativa de um terceiro querer pagar a sua franquia (nesse caso você assumiria a culpa). Nunca aceite por se tratar de falsa declaração. Se comprovada, poderá trazer consequências sérias para ambos;
- O veículo poderá ser levado para uma de nossas Oficinas Referenciadas, na qual receberá a garantia do conserto, ou uma outra de sua livre escolha;
- Importante: NUNCA faça o reparo ou o conserto do veículo sem a autorização prévia da Azul. Ao fazê-lo, você poderá perder o direito de receber o seguro.
Em caso de roubo ou furto
- Não deixe para depois: anote imediatamente o local, a hora e a data;
- Ligue para a polícia militar ou civil e denuncie o ROUBO ou o FURTO. Lembre-se: o telefone da Polícia Militar em todo o Brasil é 190;
- Imediatamente procure a delegacia mais próxima e registre a ocorrência fazendo um B.O. (Boletim de Ocorrência). O B.O. deve registrar, também, os documentos pessoais e do veículo (caso tenham sido roubados). Isso é muito importante para a sua segurança;
- Prepare cópia dos seguintes documentos para apresentá-los à Azul, caso seja solicitado: Documento Único de Trânsito (DUT), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista, Carteira de Identidade (RG) e do CPF do Segurado, Boletim de Ocorrência (B.O.);
- Caso o veículo tenha sido encontrado, tenha o original e a cópia do Termo de Entrega do Veículo.
Ao agir de forma prudente, você evitará transtornos. Busque sempre as orientações de seu corretor no momento da contratação do seguro.